bg.jpg
logo.png

XVII BRAZILIAN CONGRESS OF OBSTETRICS AND GYNECOLOGY
of CHILDHOOD AND ADOLESCENCE and

2nd ONLINE CONGRESS of SOGIA-BR

SENSIBILIZAÇÃO CENTRAL E VULVODÍNIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DESCRITIVA SOBRE UMA HIPÓTESE FISIOPATOLÓGICA

Autor: Roberth Geraldo Braga Martins Fernandes. Co-autores: Alexia Cristina Soares dos Reis, Consuelita Oliveira Antão, Mariana Lucio Gallo, Rafael Cota Andrade Ferreira de Souza, Daniela Cristina Machado Tameirão

Palavras-chave:

Introdução: A vulvodínia é uma condição álgica crônica caracterizada por dores pélvicas sem fator etiológico orgânico definido com grande relação com transtornos de humor e transtornos álgicos de característica disfuncional, como síndrome do intestino irritável e fibromialgia, afetando em torno de 8% a 10% das mulheres de todas as faixas etárias mundialmente com grandes impactos do ponto de vista biopsicossocial. Objetivo:Testar a hipótese da sensibilização central como fator etiológico da vulvodínia.

Metodologia: Revisão sistemática com base no método PRISMA com buscas no PUBMED e BVS. Critérios de inclusão: Ensaios clínicos e/ou observacionais e revisões sistemáticas/metanálises, sem restrições de língua, faixa etária ou data de publicação. Critérios de exclusão: Estudos de revisão narrativa, repetidos, com resultados em pré-print ou protocolos de estudo.

Resultados: Dos 32 estudos selecionados, sumarizam-se os seguintes resultados: alteração da conectividade de repouso cerebral em pacientes com vulvodínia; hipersensibilidade vulvar e periférica a dor em pacientes com vulvodínia comparado a mulheres hígidas; relação direta de violência com risco de desenvolvimento de outras síndromes de sensibilização central mas não com vulvodínia; relação entre alterações microbiológicas vulvares com desenvolvimento e com piores sintomas de vulvodínia; diagnóstico diferencial da candidíase vulvovaginal recorrente com vulvodínia. Conclusão: Conclui-se que há forte componente de ação central na vulvodínia, com possível associação convergente com mecanismos inflamatórios e infecciosos sendo de suma importância a busca por diagnósticos concomitantes de outras síndromes de sensibilização central, além de sugerir-se a realização de testes microbiológicos em pacientes com suspeita de vulvodínia para exclusão de diagnósticos diferenciais.

SPONSORSHIP
Logo_BayerCross_SEBEB_V_CMYK-NOVO.png
EUROFARMA_HORIZ_AZUL.png
theramax.png
GSK - bx.png
nn_logo_rgb_blue_large.png
Logo Organon - alta.png