bg.jpg
logo.png

XVII BRAZILIAN CONGRESS OF OBSTETRICS AND GYNECOLOGY
of CHILDHOOD AND ADOLESCENCE and

2nd ONLINE CONGRESS of SOGIA-BR

ACEITABILIDADE DE UM JOGO SÉRIO SOBRE HPV, CÂNCER CERVICAL E VACINA CONTRA O HPV ENTRE ADOLESCENTES DE OURO PRETO, MINAS GERAIS

Ana Carolina da Silva Santos, Maria Clara Alves Serpa Martins de Moraes, Vinícius Victor Lelis,
Nayara Nascimento Toledo Silva, Angélica Alves Lima, Igor Muzetti Pereira

Palavras-chave:

Áreas de abrangência: Ginecologia e obstetrícia na infância e na adolescência Subárea: Ginecologia na Infância e na Adolescência Introdução: No Brasil, desde 2014, a vacina quadrivalente contra o Papilomavírus Humano (HPV) está disponível gratuitamente para adolescentes. Contudo, a cobertura vacinal apresenta-se baixa. Para auxiliar no processo de educação em saúde com adolescentes, de forma a despertar o interesse desse público pelo tema, o uso de jogos sérios pode representar uma boa ferramenta.

Objetivo: Avaliar a aceitabilidade de um jogo sério sobre HPV, câncer cervical e vacina contra o HPV entre adolescentes de duas escolas municipais de Ouro Preto, Minas Gerais.

Métodos: Foi desenvolvido um jogo sério digital denominado HPV Crusher. O jogo foi disponibilizado para estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, entre novembro/2020 a maio/2021. Os adolescentes responderam um questionário não identificado para avaliar a aceitabilidade do jogo.

Resultados: Um total de 85 (65,4%) adolescentes jogaram e responderam ao questionário. A média de idade do público atingido foi de 13,6±0,8 anos. A maioria dos estudantes (87,1%) relataram que gostaram do jogo e 85,9% indicariam para um amigo. Ademais, 80% dos adolescentes expuseram que aprenderam algo novo com o jogo, como a principal forma de transmissão, prevenção da infecção viral e sobre a vacina contra o HPV. Os adolescentes levantaram dúvidas e curiosidades, demonstrando carência de informação sobre o tema abordado. Ao final, 56,4% dos estudantes qualificaram o jogo como muito bom/excelente.

Conclusão: O jogo teve boa aceitabilidade entre os adolescentes avaliados e mostrou-se uma ferramenta adequada para trabalhar com este público o tema HPV, além de conscientizar sobre a importância da vacinação.

SPONSORSHIP
Logo_BayerCross_SEBEB_V_CMYK-NOVO.png
EUROFARMA_HORIZ_AZUL.png
theramax.png
GSK - bx.png
nn_logo_rgb_blue_large.png
Logo Organon - alta.png