bg.jpg
logo.png

XVII CONGRESSO BRASILEIRO de OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA
da INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA e

CONGRESSO ONLINE da SOGIA-BR

O PANORAMA DA PREMATURIDADE NA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO AMAZONAS – É PRECISO MUDAR ESTRATÉGIAS PARA MUDAR O CENÁRIO

Brito, PL; Souza, RTND; Costa, RF; Freitas, MFD; Simões, EAG

Palavras-chave:

Introdução:

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública, devido principalmente à sua dimensão, o qual abrange altas taxas de prematuridade e morbimortalidade materna e fetal. Ademais, a maternidade em mães adolescentes leva consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e seu filho e ocorre no extremo inferior da vida reprodutiva que é dos 10 aos 19 anos de idade.

Objetivo:

Avaliar os fatores relacionados com a prematuridade na gravidez na adolescência no estado do Amazonas

Metodologia:

Trata-se de um estudo ecológico, construído a partir de informações do banco de dados de estatísticas vitais do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (SISNAC) do portal de informações do Ministério de Saúde DATASUS, durante o período de 2009 a 2019, no estado do Amazonas, abrangendo tanto a capital como o interior. As variáveis pesquisadas incluiram: taxa de nascimentos por faixa etária materna de 10-14 anos e de 15-19 anos, peso de nascimento, cor/raça, número de consultas de pré-natal, dentre outros condições. Portanto, foram elaboradas gráficos e tabelas no programa de Excel para melhor avaliação dos resultados.

Resultados:

Há maior frequência de gestação na adolescência no interior do que em Manaus, por conta disso, os impactos e consequências (evasão escolar, dessa condição é mais expressiva no interior e deve ser observada com atenção.

CONCLUSÃO: Apesar dos esforços, os números de gravidez na adolescência ainda representam um grande desafio, com impacto na prematuridade , sendo necessárias mudanças estratégicas para melhora do cenário atual.

PATROCÍNIO
Logo_BayerCross_SEBEB_V_CMYK-NOVO.png
EUROFARMA_HORIZ_AZUL.png
theramax.png
GSK - bx.png
nn_logo_rgb_blue_large.png
Logo Organon - alta.png