ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Já é associado(a)?
XVII CONGRESSO BRASILEIRO de OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA
da INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA e
2º CONGRESSO ONLINE da SOGIA-BR
NASCIDOS VIVOS DE GESTANTES ADOLESCENTES NO BRASIL
Angela Maria Longen , Daniele Socorro de Brito Souza Paiva ,Amanda Guedelha Negrão ,Yanka Rafaela da Costa Neto Vieira ,Bruna Silva de Melo ,Leticia Porto Picanço
Palavras-chave:
nascidos vivos; gestação na adolescência; epidemiologia.
Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação na adolescência (faixa etária entre 10 e 19 anos) é uma condição que eleva a prevalência de complicações maternas, fetais e neonatais, além de agravar problemas socioeconômicos existentes. Objetivo: Avaliar a porcentagem de nascidos vivos (NV) de mães adolescentes no Brasil por regiões. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo descritivo com dados referentes aos NV de mães adolescentes, obtidos no TABNET/DATASUS, período 2015-2019. Resultados: O total de NV no Brasil no período em estudo soma 14.593.081, destes 16,5% (2.405.248) foram de gestantes adolescentes. Analisando por regiões, o Norte tem a maior porcentagem, sendo 23,8% dos NV de mães adolescentes, Nordeste 19,8%, Centro-Oeste 15,8% e as regiões Sul e Sudeste igualam-se com 13,3%. Detalhando por faixa etária, o Norte teve 1,4% dos seus NV de mães com idade entre 10 a 14 anos, no Nordeste essa porcentagem foi de 1,0%, Centro-Oeste 0,7% e regiões Sul e Sudeste registraram menos de 0,5%.
Conclusão: A porcentagem de NV de mães adolescentes são expressivamente maiores nas regiões Norte e Nordeste, ficando acima da média nacional. Assim como a porcentagem de NV de mães adolescente com idade entre 10 a 14 anos foram mais que o dobro nestas em relação as regiões Sul e Sudeste. Essas diferenças podem ser atribuídas a condições sócio-econômicas e culturais peculiares de cada região, com a gravidez na adolescência mais prevalente onde concentram-se os piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país.