top of page
  • Foto do escritorSOGIA

Quem Somos


A Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (SOGIA-BR), fundada em 03 de outubro de 1995, sob a liderança do nosso querido mestre Professor Álvaro da Cunha Bastos, tem como objetivos incentivar o estudo e a pesquisa científica de problemas relacionados à infância e adolescência femininas; estimular a criação de centros de estudo e assistência a esta faixa etária; enfatizar aspectos da medicina preventiva; promover congressos e eventos, regionais, nacionais e internacionais; representar o Brasil perante sociedades nacionais e internacionais congêneres e manter intercâmbio cultural com sociedades da espécie.

A SOGIA-BR vem cumprindo suas metas. Já organizamos treze Congressos Brasileiros, quatro eventos internacionais, sendo dois simpósios, dois Congresso Latino-Americano e um Congresso Mundial. Vários centros de assistência ginecológica a crianças e adolescentes e centros de assistência pré-natal e ao parto de adolescentes estão funcionando em todo o país, tanto em universidades como em secretarias de saúde, sob a coordenação de colegas ligados à SOGIA-BR. Somos representados em âmbito internacional na Associação Latino-Americana de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (ALOGIA) e na Federação Internacional de Ginecologia Infanto-Juvenil (FIGIJ). Conferimos o Prêmio Álvaro da Cunha Bastos ao melhor trabalho científico apresentado nos congressos da SOGIA-BR. Conferimos também o Título de Qualificação em Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência, através de concurso realizado durante os congressos organizados por nossa sociedade. Editamos a Revista da SOGIA-BR com circulação trimestral.

O Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência é organizada por Delegados Regionais da SOGIA-BR em diversos Estado brasileiros a cada dois anos, obedecendo a orientação de rodiziar por todas as quatro regiões do país.

José Alcione Macedo Almeida Presidente da SOGIA-BR

36 visualizações0 comentário
bottom of page