top of page
  • Foto do escritorSOGIA

Dieta do pai influencia no risco de câncer de mama nas filhas

Estudo mostra que filhas de ratos sob dieta à base de banha de porco tiveram mais câncer de mama e maior velocidade no crescimento dos tumores.

Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP) observou que o hábito alimentar paterno influencia no risco de câncer de mama nas filhas. O estudo, feito em modelo animal, acompanhou ratos machos submetidos a diferentes dietas com altas concentrações de gordura durante o período de desenvolvimento do sistema reprodutivo. O objetivo era verificar se a prole feminina desses animais aumentaria a suscetibilidade ao desenvolvimento de câncer de mama.

Divididos em três grupos, os machos tiveram sua alimentação monitorada durante todo o período de desenvolvimento e maturação sexual. O primeiro grupo recebeu dieta com alto teor de gordura animal; o segundo, recebeu dieta com alto teor de gordura vegetal; já o terceiro, utilizado como grupo de controle, recebeu uma dieta padrão, com equilíbrio de nutrientes.

Os ratos acasalaram com as fêmeas que haviam consumido uma dieta padrão. Em seguida, a prole desses animais foi monitorada para verificação do surgimento, crescimento e quantidade de tumores mamários.

O resultado foi a maior incidência de tumores em filhas de pais que consumiram banha de porco quando comparadas com as filhas de pais que tiveram a dieta do grupo controle ou com alto teor de gordura vegetal.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uso de anticoncepcional hormonal e câncer de mama

A associação entre uso de anticoncepção hormonal e câncer de mama é conhecida há vários anos e diversos estudos mostram pequeno aumento do risco relativo de câncer de mama durante o uso de anticoncepç

bottom of page