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DESTAQUES DO XV CONGRESSO BRASILEIRO DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA E VIII

Atualizado: 21 de ago. de 2019

CENTRO DE CONVENÇÕES REBOUÇAS - SÃO PAULO

10 E 11 DE DEZEMBRO DE 2018.


VISITA À SEDE DA SOGIA-BR

Em 09/12/2018, véspera do congresso, colegas delegados regionais da nossa entidade em outros estados do país, acompanhados por membros da Diretoria Executiva, fizeram uma visita para conhecer a sede própria da SOGIA-BR, adquirida recentemente. Aproveitando essa reunião, discutiram-se algumas questões, com sugestões para o futuro da nossa SOGIA.

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA

A Mesa da cerimônia de abertura foi composta pelos seguintes professores: Dr. José Alcione Macedo Almeida, Presidente do Congresso da SOGIA-BR, a Dra. Albertina Duarte Takiuti, Presidente do VIII Simpósio Internacional de Boas Práticas em Saúde do Adolescente nas Américas, o Dr. Cesar Eduardo Fernandes, Presidente da FEBRASGO, a Dra. Rossana Puccineli Francisco, Presidente da SOGESP e o Dr. Edmund C. Baracat, Professor Titular da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da USP.

Durante a sessão de abertura do Congresso, o Presidente José Alcione chamou ao palco a Dra. Maria de Lourdes C. Magalhães, presidente do Primeiro Congresso Brasileiro da SOGIA-BR, em 1998, na cidade de Fortaleza, para representar os presidentes dos outros 11 congressos da nossa Entidade, na homenagem prestada pela SOGIA-BR a todos eles. Como a Dra. Maria de Lourdes ainda não havia chegado, foi chamada a Dra. Romualda Castro do Rêgo Barros, presidente da IV Jornada Brasileira de Ginecologia da Infância e Adolescência, em Recife, 28 dias antes da fundação da SOGIA-BR, que subiu ao palco junto com todos os outros presidentes. Receberam das mãos do Dr. José Alcione uma miniatura de árvore, esculpida em madeira, com 11 tabletes de chocolate em embalagem personalizada com o nome de cada um dos presidentes dos congressos, simbolizando os frutos da SOGIA - os nossos congressos - resultantes da germinação da semente plantada pelo Prof. Álvaro Bastos.


PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVIDA

As atividades científicas foram desenvolvidas por 81 professores palestrantes, sendo dois convidados internacionais, a Dra. Haydée Padilla, representando a OPAS/OMS e, o Dr. Jaime Nadal Roig, representando a ONU-UNFPA.


As atividades foram assim distribuídas:

· 16 Conferências

· 14 Mesas Redondas

· 2 Simpósios Satélites

· 2 Rodas de Conversas com adolescentes

· 8 Sessões de Treinamento para a inserção do implante hormonal


TÍTULO DE QUALIFICAÇÃO

Foi realizado o concurso par obtenção do Título de Qualificação em Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência, através de prova escrita e avaliação curricular, em 11/12/18. Foram aprovados e receberam o Título, 6 dos candidatos que prestaram o concurso.


ASSEMBLEIA GERAL

No dia 11/12/18 realizou-se a Assemblei Geral Ordinária dos associados, quando foi apresentada a prestação de contas da gestão que se findava e, em seguida, houve a eleição da nova Diretoria Executiva para o quadriênio 2018-2022, assim constituída:

Presidente: Dr. João Bosco Ramos Borges (São Paulo - SP).

Vice-Presidente: Dra. Denise Leite Maia Monteiro (Rio de Janeiro - RJ).

1º. Secretário: Dr. José Maria Soares Junior (São Paulo - SP).

2ª. Secretária: Dra. Romualda Castro do Rêgo Barros (Recife - PE).

1ª. Tesoureira: Dra. Ana Célia de Mesquita Almeida (São Paulo - SP)

2ª. Tesoureira: Dra. Albertina Duarte Takiuti (São Paulo - SP)

Diretor Científico: Dr. José Alcione Macedo Almeida (Sã Paulo - SP)


ATIVIDADES SOCIAIS

Na noite do dia 10/12/18, houve o tradicional “JANTAR DOS PROFESSORES”, em um excelente Buffet, cortesia do Laboratório Grünenthal.

Em 11 de dezembro, após a sessão de encerramento, houve um jantar em um renomado restaurante da cidade, com a presença de palestrantes e congressistas, terminando o nosso congresso com uma verdadeira confraternização.


SESSÃO DE PÔSTERES

A Dra. Denise Leite Maia Monteiro foi a coordenadora da comissão julgadora, com mais 7 membros. Fizeram uma avaliação prévia dos trabalhos, como pré-requisito para a inscrição, selecionando 55 para serem apresentados na forma de Pôster, que ficaram em exposição em tempo integral durante o congresso. Em horário pré-estabelecido, cada apresentador discutiu seu trabalho com um dos membros da comissão. No final, a comissão se reuniu e escolheu os três primeiros classificados, sendo que o primeiro classificado recebeu o certificado de Melhor Trabalho apresentado e, o segundo e o terceiro classificados receberam certificado de Menção Honrosa.


A relação completa dos pôsteres apresentados pode ser encontrada neste post específico.

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